O 1° Ato do Nosso Rei/Deus – Zico

Estreia de Zico pelo Flamengo ocorreu a exatos 50 anos.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

O que o Dia 29 de Julho de 1971 tem de importante para Zico e a maior torcida do mundo? Nesse dia iniciava uma das trajetórias mais vitoriosas que um atleta de futebol poderia ter por um clube, era a estreia de Arthur Antunes Coimbra, Zico, pelo Clube de Regatas do Flamengo.

Estreia nos profissionais logo contra o maior rival

Quis o destino que a estreia do Galinho ocorresse contra o maior rival, Vasco, em jogo válido pelo Campeonato Carioca. Nosso eterno camisa 10 naquele jogo atuou com a camisa 9. E aquele garoto franzino com apenas 18 anos não se intimidou com as chegadas mais duras dos adversários e contribuiu com a vitória do mais querido, foi dele o passe para Nei Oliveira marcar o primeiro gol do Rubro Negro. Fio Maravilha marcou o segundo que garantiu a vitória por 2 a 1.

O time que entrou em campo naquele jogo comandado por Fleitas Solich tinha: Ubirajara, Alcântara, Murilo, Washington, Fred e Tinteiro; Liminha, Tales e Nei Oliveira; Zico, Fio e Rodrigues.

Anos de preparo físico.

Conhecido por seu parte físico abaixo do que se esperava para um jogador de futebol, Zico passou por uma intensa preparação física para que pudesse assim suportar a carga que uma partida de futebol requer. Do seu porte e do bairro de origem surgem seu apelido “Galinho de Quintino”.

1974, o ano da firmação.

Após passar anos se preparando fisicamente para que pudesse chegar na condição física ideal para o embate contra os adversários, Zico se firma como titular do Flamengo em 1974. Nesse mesmo ano, já com a camisa 10, conquistou seu primeiro título como profissional de fato. (Em 1972 ainda no juvenil, participou de 2 jogos da conquista do Carioca daquele ano). Nesse mesmo ano, recebeu a bola de ouro da Revista Placar como melhor jogador do Campeonato Brasileiro

Período de Seca

De 1975 a 1977, o Flamengo passou por uma seca de títulos, vendo seus rivais conquistarem taças dentro desse período. Muitos dizem que aquele jovem elenco estava fadado a ser desfeito, vide o jejum que os mesmos enfrentavam.

A “Era Zico”

A partir de 1978 começa a história que todos já conhecem. Pra começar, um tri carioca, em 1979, Zico chegou a marca de 245 gols pelo clube aos 26 anos de idade, superando assim Dida, que na época era o maior artilheiro da história do clube. A partir dai a história de títulos dessa era é lembrada até hoje.

Números de Zico pelo Flamengo.

No Flamengo, Zico disputou 732 jogos tendo feito 509 gols.

Com relação a títulos pelo clube foram 58 títulos dentre eles como principais:

-Mundial de Clubes 1981

-Libertadores da América 1981

-Brasileiros – 1980,1982,1983 e 1987

-Cariocas – 1972,1974,1978,1979,1979(Especial), 1981 e 1986

O Redação Rubro Negra em nome de todos os flamenguistas só tem a agradecer por tudo que fez e tem feito pelo nosso clube, pois para nós, o Flamengo é um religião e você, Zico, é nosso Messias.

Bem Vindo ao Redação Rubro Negra