Aquisição do C.D. Tondela-POR e lançamento de seu Fan Token: Os novos investimentos do Flamengo

FlaBasquete Redação Rubro-Negra

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Projeto de internacionalização do Flamengo na Europa e entrada no universo dos criptoativos visam mais captação de recursos e visibilidade ao clube

O Flamengo continua se mostrando um clube visionário na busca de novas oportunidades de investimentos que tragam constantes melhorias tanto na geração de receitas quanto no fortalecimento da imagem do clube em mercados que sempre estão em evidência como é o caso da Europa. Para tanto, o clube está finalizando a aquisição do Clube Desportivo de Tondela, clube que figura atualmente a 1ª divisão de Portugal além de estar próximo do lançamento de seu Fan Token, produto que lhe abrem as portas para o ramo dos criptoativos através da paixão pelo futebol. Duas linhas de negócio que colocam o clube em evidência em 2 segmentos valiosos e diferentes.

Mas o que é um fan token?

Fan Token é um tipo de token de utilidade (utility tokens), ou seja, um token criado para que pessoas possam ter acessos a serviços (incluindo direito a interações) ou produtos de uma empresa ou dentro de uma plataforma. Ele é um ativo somente digital protegido por criptografia – um criptoativo. Como o Bitcoin e moedas digitais, os fan tokens são ativos com preços voláteis e seu valor pode mudar muito da noite para o dia. Outros clubes do Brasil já lançaram seus Fan Tokens, ou seja, apesar da novidade, o Flamengo não é o clube pioneiro da modalidade por aqui . A intenção é capitalizar o clube, através da fidelização dos torcedores de seus clubes e oferecer produtos exclusivos.

Um fan token com a cara da torcida Flamengo

Ainda para aprovação pelo Conselho deliberativo do clube, o fan token será lançado ainda este ano em uma parceria com a empresa emissora do token Chiliz (CHZ), a Socios.com. Além do acordo para a emissão do fan token, o contrato com validade até 2025 prevê a a exposição da marca na camisa de treino do time de futebol masculino profissional e no uniforme de jogo do times feminino e das categorias de base, um pacote de mídia na FlaTV, nas redes sociais do Flamengo, e nas postagens de aniversário e da divulgação da escalação do time profissional em dias de jogos.

Os fan tokens são uma modalidade de criptoativos vinculadas a entidades esportivas que aproximam os torcedores do dia a dia do clube através da participação direta em eventos e promoções exclusivos. Segundo informações divulgadas no site do clube, o torcedor rubro-negro que adquirir o fan token poderá, por exemplo, votar em detalhes do uniforme do time ou opinar sobre a música que irá tocar no aquecimento pré-jogo. Caso o contrato seja aprovado, o Flamengo já receberá a primeira parcela prevista no acordo 10 dias após a votação.

Criptoativos-Redacao-Rubro-Negra
Flamengo começa a ingressar no ramo de criptoativos. Fonte: Gávea News

O vermelho e preto do Flamengo invadindo o verde e amarelo do Tondela

Depois de algumas visitas pela Europa com vários clubes candidatos a se tornarem uma “filial do Flamengo” por lá, a diretoria acertou as bases do projeto com o Clube Desportivo de Tondela, time português da cidade de mesmo nome, da província lusitana de Beira Alta, distrito de Viseu situados entre as regiões Norte e Centro de Portugal. Por coincidência é a mesma cidade natal do avô e do pai de Zico, maior ídolo da história rubro-negra. O clube tem 88 anos de fundação e está na 1ª divisão do Campeonato Português desde 2015. Atualmente ocupa a 14ª colocação na tabela.

Existe um grande otimismo que o projeto vá dar certo, gerar visibilidade, receita (em euro) e se transformar em uma vitrine na Europa para alguns atletas do Flamengo. O sonho na parte esportiva é, no médio prazo, conseguir uma vaga na Liga Europa e, quem sabe, na Liga dos Campeões em 8 anos, já que o investimento vai aumentar. O estádio utilizado pelo time é o João Cardoso, inaugurado em 2008 com capacidade para 5 mil pessoas. Há alguns brasileiros no elenco atual, o atacante Daniel dos Anjos, revelado pelo Flamengo e com passagem pelo Benfica, é um deles.

Jogadores-Tondela-Redacao-Rubro-Negra
Jogadores do Tondela comemorando gol em um jogo. Fonte: CenárioMT

Um plano de negócios bem definido a caminho do Flamengo para Tondela

Não se trata de o Flamengo comprar um clube português para disputar o campeonato. Um investidor vai comprar 80% da SAD (Sociedade Anônima Desportiva) do Tondela e, junto com o Flamengo, controlar o futebol da equipe portuguesa, que tem dois presidentes, um do clube e outro da SAD. O Flamengo não terá nenhum custo. Pelo contrário, vai receber para que sua marca seja utilizada. Quem está à frente de toda negociação é o vice de finanças Rodrigo Tostes. Uma das possibilidades discutidas é o time fazer um uniforme 2 em vermelho e preto.

O plano de negócios é importante para traçar as diretrizes do projeto. Com ele em mãos, a diretoria irá submetê-lo para aprovação nos conselhos do clube. Somente em caso de aval é que será possível partir, de fato, para a captação, mediante investidores, da quantia necessária para controlar o Tondela. O Flamengo contratou a empresa “Win the Game” para ajudar a desenvolver o plano de negócios e captar investidores. O CEO da companhia é o ex-vice-presidente de finanças do clube, Claudio Pracownik.

O clube será um dos acionistas da empresa responsável por controlar o futebol do Tondela e aportará seu conhecimento em gestão de futebol e sua marca. Como acionista da empresa a ser formada, o Flamengo terá direito a uma parte dos lucros. É como se o clube recebesse dividendos de sua participação, com a vantagem de que eles serão gerados em uma moeda atualmente mais forte que o real, como o euro. E diferente de outros negócios ocorridos no mercado, não há previsão de que o nome do clube seja mudado, para que não atrapalhe o engajamento do projeto.

Estadio-Joao-Cardoso-Tondela-Redacao-Rubro-Negra
Estádio João Cardoso, a casa do Tondela tem capacidade para 5.000 pessoas. Fonte: A Bola

Novos negócios, novos lucros, um Flamengo que não para de crescer

Com os novos projetos apresentados e bem encaminhados ao Conselho Deliberativo do Clube para serem aprovados, o Flamengo mais uma vez se mostra como um clube moderno e atento em todas as oportunidades e linhas de negócio que os mercados possam oferecer na atualidade tanto para o aumento da sua visibilidade quanto na maior captação possível de receitas para continuar mantendo o alto nível de seus elencos nas diversas modalidades esportivas. Com a utilização dos Fans Tokens por exemplo, o Flamengo se junta aos seletos grandes clubes do planeta que usam o mesmo produto como PSG, Barcelona e Juventus. Ser internacional e forte, isso aqui é Flamengo.

Veja também:

Novo reforço do basquete, Brandon Robinson chega ao Rio

Flamengo avalia retorno de Rodrigo Caio para o jogo contra o Palmeiras

Bem Vindo ao Redação Rubro Negra