Geral Tocantins

Governo do Tocantins concede prêmio Escola que Transforma para unidade de Colinas

Premiada na modalidade Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, projeto desenvolvido com estudantes da Escola Especial Gotas de Esperança resu...

06/12/2023 23h56
29
Por: Leonardo Monteiro Fonte: Secom Tocantins
Estudantes medalhistas da Apae de Colinas com o treinador Juninho - Foto: Hênio José/Governo do Tocantins
Estudantes medalhistas da Apae de Colinas com o treinador Juninho - Foto: Hênio José/Governo do Tocantins

A superação dos limites, tão evidente no esporte, tornou-se ainda mais impactante na vida dos estudantes com deficiência da Escola Especial Gotas de Esperança (Apae), de Colinas do Tocantins. Com o projetoSuperando barreiras através do esporte, a unidade escolar venceu oPrêmio Escola que Transforma,na modalidade Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, e vai receber R$ 30 mil em recursos destinados pelo Governo do Tocantins. Ao todo, o Estado destinou R$ 2 milhões para a iniciativa, que busca reconhecer e valorizar as práticas de sucesso na educação pública tocantinense.

Continua após a publicidade

O projeto inscrito pela coordenadoraJailda Nunes Venceslau Lacerda é desenvolvido nas aulas de educação física e os treinamentos são realizados pelo educador físico, Juscelino Ferreira da Silva Júnior, o popularJuninho. “Esse projeto surgiu tendo em vista melhorar o desenvolvimento e a inclusão dos nossos alunos. Com o trabalho executado, os estudantes conseguiram compreender a importância do esporte para a saúde e a qualidade de vida; e percebemos o quanto estão motivados e mais competitivos, acreditando em seu potencial e sabendo que são capazes de vencer seus próprios limites”, contou.

Continua após a publicidade

Como resultado, os atletas da Apae de Colinas já contabilizam vitórias em diversas competições como nos Jogos Escolares Paradesportivos do Tocantins (Parajets), nos Jogos da Criança, nas Olimpíadas Apaeanas e ainda nas Paralimpíadas Escolares Nacionais e Olimpíadas Nacionais das Apaes.

“Elaboramos um cronograma de atividades semanais, com aulas e treinamentos na sede da Apae, no Ginásio Poliesportivo de Colinas e ainda na pista de atletismo do clube recreativo da cidade. Além das medalhas, a prática esportiva trouxe muitos outros benefícios no desenvolvimento físico e socioemocional dos nossos estudantes”, elencou a coordenadora Jailda.

“Quando a pessoa com deficiência ingressa nos esportes, ela consegue redescobrir a vida em diversos aspectos. Fico feliz em poder contribuir para o desenvolvimento dos nossos alunos que estão superando barreiras por meio do esporte”, completou o professor responsável pelo treinamento dos estudantes.

Juninho relatou a emoção ao saber do resultado da premiação. “Foi muito gratificante receber essa notícia, que o esporte está transformando a vida dos nossos alunos e isso está sendo reconhecido pelo Governo do Estado. Estamos muito contentes com essa valorização e com o reconhecimento das boas práticas desenvolvidas na nossa unidade escolar”, contou satisfeito.

Entre os estudantes atendidos pelo projeto está Ana Vitória da Silva Venâncio. “Estou muito feliz por receber esse prêmio que me estimula a continuar no esporte. Depois que comecei a praticar o atletismo, tive a oportunidade de conhecer vários lugares, como Manaus e Brasília. Muita gente pode pensar que a pessoa com deficiência é incapaz, mas sei que sou capaz de tudo o que desejar e me esforçar. Agradeço por todo o apoio da Apae e vou continuar dando o meu melhor para o esporte”, afirmou, empolgada.

Ilza Almeida é mãe do paratleta Welington Almeida, que tem síndrome de Down e já venceu inúmeras competições. Segundo ela, o projetoSuperando barreiras através do esportetem trazido inúmeros benefícios para o filho. “Foi muito importante para ele começar a competir. Antes, ele era mais tímido e, agora, desenvolveu muito. Até a saúde dele melhorou. Para mim, é uma alegria ver meu filho vencer o preconceito. Ele é realmente especial e fico orgulhosa ao vê-lo tendo tantas vitórias e sabendo que é capaz de muito mais”, revelou, emocionada.

Com o recurso da premiação, a gestão da escola planeja ampliar e aprimorar os projetos desenvolvidos na unidade de ensino. “Nosso sentimento é de felicidade e muita gratidão. O prêmio veio para valorizar o professor e o aluno, e esse reconhecimento tem reflexo no sucesso do nosso trabalho, que tem esse olhar diferenciado. Esse dinheiro será utilizado para fortalecer as nossas ações, que têm sido cada vez mais produtivas, graças à parceria entre a escola e as famílias”, pontuou a diretora da unidade de ensino há oito anos, Eliszane de Fátima Paraense da Costa Henriques.

Governo do Tocantins concede prêmio Escola que Transforma para unidade de Colinas
Ana Vitória da Silva Venâncio é uma das estudantes contempladas pelo projeto - Hênio José/Governo do Tocantins
Governo do Tocantins concede prêmio Escola que Transforma para unidade de Colinas
Os estudantes são treinados pelo professor Juscelino Ferreira Júnior, o Juninho de Colinas - Hênio José/Governo do Tocantins
Governo do Tocantins concede prêmio Escola que Transforma para unidade de Colinas
Ilza Almeida, mãe do paratleta Welington Almeida, medalhista nas Paralimpíadas Escolares - Hênio José./Governo do Tocantins
Governo do Tocantins concede prêmio Escola que Transforma para unidade de Colinas
Jailda Nunes Venceslau Lacerda é a coordenadora da unidade escolar vencedora - Hênio José/Governo do Tocantins
Governo do Tocantins concede prêmio Escola que Transforma para unidade de Colinas
Eliszane de Fátima Paraense da Costa Henriques, diretora da Apae de Colinas - Hênio José/Governo do Tocantins
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.