O fantasma das lesões que assolam o elenco

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Academia-Ninho-Urubu-Redacao-Rubro-Negra
Certicação por Equivalência em 45 dias
Sem contar os casos de Covid-19, elenco chegou a 29 problemas de lesões na temporada

Primeiro veio o surto de Covid-19 em 2020, logo depois (e atualmente) as dispensas obrigatórias para as seleções que não abrem mão dos seus jogadores aumentando e muito a carga de jogos na temporada. Carga essa que já é extensa pela quantidade de campeonatos sendo disputados e que por consequência estimula o que talvez é o grande problema atual do elenco: a sequência sem freio de lesões nos atletas. Um problema que além de grave, está em maior evidência justamente no momento mais importante da temporada: A busca em alcançar o Atlético-MG na tabela do Campeonato Brasileiro, a disputa das semifinais da Copa do Brasil e a proximidade da grande final da Libertadores.

Arrascaeta-Redacao-Rubro-Negra
Arrascaeta tem estiramento de grau 2 na coxa e deve ficar 3 semanas sem jogar. Fonte: Rádio Tupi

Quase 30 lesões na temporada sem aliviar no momento mais crítico do ano

De todos os clubes da Série A, o Flamengo é 8º a ter mais lesões por média de baixa por jogos e o 6º por quantidade absoluta, ambas as colocações ao lado do Palmeiras. Das 29 lesões no elenco, 21 foram por questões musculares, 16 na coxa, o que deflagra ainda mais o desgaste nos jogadores pelo excesso de jogos no ano, seja pelo Flamengo ou por Seleções. Comparando com o timaço de 2019, o elenco atual tem 6 lesões a mais que aquele time e com o mesmo número de jogos disputados no momento por ambos. Só que em 2019 houve a parada do calendário para a Copa América dentro do mesmo período e as últimas férias em intervalo mais curto da anterior por ajuste de calendário.

Bruno-Henrique-Redacao-Rubro-Negra
Bruno Henrique com lesão no músculo adutor é o novo desfalque do Flamengo. Fonte: Meia Hora

Jogos até 11/10 de cada ano:

2018 – 57 jogos

2019 – 56 jogos

2020 – 39 jogos

2021 – 56 jogos

Lesões até 11/10/2018: 22

Lesões até 11/10/2019: 23

Lesões até 11/10/2020: 17

Lesões até 11/10/2021: 29

Jogos e lesões no Flamengo até cada 11 de outubro de 2018 a 2021. Fonte: globoesporte.com

Lesões, um problema que tende a ser frequente enquanto o calendário não mudar

É notório que a maratona de jogos está gerando desgaste aos jogadores, que por consequência acarreta essa rotina de lesões. Um exemplo disso foi a sequência dos últimos 12 jogos em 37 dias. Dos jogadores que sempre rodam a equipe, apenas Isla, Willian Arão, Everton Ribeiro, Gabigol e Andreas Pereira ainda não tiveram lesões na temporada. Vale lembrar ainda que os outros clubes a frente do Flamengo em número de lesões disputam apenas 1 competição, o Fla disputa 3. É preciso urgência na manutenção do calendário e principalmente, no adiamento de jogos sempre que atletas estiverem a disposição de suas seleções. O Flamengo tem jogadores seres humanos e não máquinas. CBF e Conmebol precisam entender isso.

Diego-redacao-Rubro-Negra
Diego em recuperação na academia do Ninho do Urubu. Fonte: globoesporte.com

Veja também:

Flamengo tem desfalque para a final da Libertadores

Flamengo explica como funcionará o Fan Token

Romário “escala” Gabi como centroavante titular da Seleção

VEJA TAMBÉM

As 2 equipes ainda disputaram duas finais de copa super 8 entre elas, com cada uma levando um título. Agora no NBB 14 os dois clubes se fazem protagonistas e farão neste sábado um duelo que promete ser espetacular. A equipe do SESI Franca vem passando por cima dos adversários e confirmando o grande favoritismo de uma equipe repleta de estrelas formada pra ser campeã. Já o Flamengo depois de perder grandes nomes desde a última conquista, montou um elenco de respeito buscando não só banhar Novo Basquete Brasil mas também o mundo.

Tá de boa, Canarinho Belga

Flamengo para em erro individual e já é 2022 na Gávea É… Deu ruim. Não que eu esteja em condições etílicas adequadas pra escrever isso

FlaBasquete NBB Rio Claro

Liberta, DJ

Flamengo e Palmeiras se enfrentam em busca da Glória Eterna 🎵🎶🎵🎶🎵🎶🎵🎶🎵🎶🎵🎶🎵🎶🎵🎶🎵🎶🎵🎶 Aeeeeeeee… Chegou o Grande Dia. E o BoTTeco está de portas com o Prezão

Bem Vindo ao Redação Rubro Negra