Início Pesquisa Ipespe: sete em cada dez eleitores já decidiram o voto

Pesquisa Ipespe: sete em cada dez eleitores já decidiram o voto

por Leonardo Monteiro
0 comentário
Jair Bolsonaro atual presidente da Republica

A pesquisa Ipespe divulgada nesta sexta-feira (27) revelou que sete em cada dez brasileiros já escolheram seu candidato para as eleições deste ano. O número subiu 24 pontos percentuais em relação a outubro do ano passado.

Trata-se de um fato inédito na história para esse período da disputa, quando a campanha ainda nem começou oficialmente.

Para Glauco Peres, cientista político e professor da Universidade de São Paulo (USP), o fato acontece “num contexto em que a campanha vai ser mais curta e começando mais tarde. Isso também dificulta a mudança. O eleitor vai ouvir menos falar de nomes alternativos.”

  • Seria surpresa uma candidatura de oposição vencer no 1º turno, diz cientista

     

  • Bolsonaro acusa Fachin de ter colocado Lula para fora da cadeia para ser presidente

     

  • Indígenas estão reivindicando o que é deles, diz Lula sobre marco temporal

     

“Se fica entre Lula e Bolsonaro, um contingente expressivo de pessoas não gosta de nenhum dos dois e não consegue vislumbrar quem seria a pessoa a votar para não perder o voto. Esses candidatos têm dificuldade de surgir porque é uma campanha curta. Favorece a manutenção dos nomes já conhecidos do eleitor”, continuou.

A cada nova pesquisa, os números evoluem em direção à total polarização na disputa presidencial e as chances de um terceiro candidato se colocar de forma competitiva diminuem.

Hoje, as candidaturas de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) somadas concentram quase 80% das intenções de voto. Enquanto a soma de todos os outros candidatos abarca apenas 16% do eleitorado.

Entra nessa conta ainda o chamado “voto útil”, que costuma ser detectado na reta final das campanhas, especialmente se a diferença para resolver a disputa for pequena.

“Um ano atrás, todos os demais candidatos, Ciro [Gomes] e os demais, somados, totalizavam 30 pontos percentuais. Seis meses depois, em novembro passado, esse número recuou para 24%, e agora, nessa última pesquisa, soma apenas 16%”, explica Antonio Lavareda, diretor do Ipespe.

“Isso mostra que a eleição vai assistindo um processo de consolidação da preferência dos eleitores e deixando cada vez um espaço mais restrito para um espaço do que se convencionou chamar de terceira via.”

De acordo com o responsável pela pesquisa Ipespe, os números cada vez mais cristalizados apontam para uma possível decisão já em primeiro turno, principalmente na amostragem espontânea, que é quando os entrevistados respondem quais são suas preferências sem que nenhum nome lhes seja apresentado.

“A questão espontânea é até mais importante. Porque imagina que o eleitor responde em quem votaria se a eleição presidencial fosse hoje sem nenhum estímulo, sem ser apresentada uma lista ou qualquer coisa”, expõe Lavareda.

“Então, a possibilidade de a eleição ser resolvida em dois de outubro – não é certo ainda – mas cada vez ela vai adquirindo maior probabilidade de ocorrência.”

Isso será reforçado pelo caráter plebiscitário que os dois candidatos que lideram a disputa, Lula e Bolsonaro, buscam imprimir em seus discursos para se diferenciar do rival.

“O que parece que está acontecendo é quase um plebiscito, sim ou não. Você vota no Bolsonaro ou na única alternativa viável do ponto de vista eleitoral que parece ser o PT. De fato é uma eleição sui generis”, reforça Glauco Peres.

“E o acirramento recente, no passado político do país, com essas disputas intensas, em torno da política em geral, quando do combate ao PT e a corrupção e a oposição a Bolsonaro, fazem com que esses nomes estejam muito presentes o tempo todo. A característica de uma eleição permanente valeu no Brasil nesses últimos quatro anos e esses dois nomes eram os nomes que apareciam o tempo todo”, finaliza Peres.

Debate

A CNN realizará o primeiro debate presidencial de 2022. O confronto entre os candidatos será transmitido ao vivo em 6 de agosto, pela TV e por nossas plataformas digitais.

Veja os possíveis candidatos à Presidência da República em 2022

  • Jair Bolsonaro atual presidente da Republica

    Jair Bolsonaro atual presidente da Republica

    1 de 12Jair Bolsonaro, atual presidente da República, se filiou em 30 de novembro de 2021 ao Partido Liberal (PL) e deve concorrer à reeleição. Veja outros possíveis candidatos a presidente em 2022

    Crédito: Alan Santos/PR

  • Luiz Inacio Lula da Silva

    Luiz Inacio Lula da Silva

    2 de 12Luiz Inácio Lula da Silva, ex-presidente, governou o país entre 2003 e 2010 e é o pré-candidato do PT

    Crédito: ESTADÃO CONTEÚDO

  • Ciro Gomes ex governador do Ceara e ex ministro da Fazenda

    Ciro Gomes ex governador do Ceara e ex ministro da Fazenda

    3 de 12Ciro Gomes, ex-governador do Ceará e ex-ministro da Fazenda e da Integração Nacional, pré-candidato a presidente pelo PDT

    Crédito: LUCAS MARTINS/PHOTOPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

  • Simone Tebet cumpre o primeiro mandato como senadora por Mato Grosso do Sul

    Simone Tebet cumpre o primeiro mandato como senadora por Mato Grosso do Sul

    4 de 12Simone Tebet cumpre o primeiro mandato como senadora por Mato Grosso do Sul e foi anunciada como a pré-candidata do MDB ao Planalto

    Crédito: Jefferson Rudy/Agência Senado

  • Luciano Bivar e presidente do Uniao Brasil

    Luciano Bivar e presidente do Uniao Brasil

    5 de 12Luciano Bivar é presidente do União Brasil e foi anunciado como pré-candidato do partido à Presidência; deputado federal já comandava o PSL antes da fusão com o DEM

    Crédito: Michel Jesus/Câmara dos Deputados

  • Luiz Felipe dAvila pre candidato do partido Novo a Presidencia da Republica

    Luiz Felipe dAvila pre candidato do partido Novo a Presidencia da Republica

    6 de 12Luiz Felipe d’Avila, pré-candidato do partido Novo à Presidência da República

    Crédito: DIDA SAMPAIO/ESTADÃO CONTEÚDO

  • Andre Janones atualmente e deputado federal por Minas Gerais e o pre candidato a Presidencia pelo partido Avante

    Andre Janones atualmente e deputado federal por Minas Gerais e o pre candidato a Presidencia pelo partido Avante

    7 de 12André Janones, atualmente é deputado federal por Minas Gerais, é o pré-candidato à Presidência pelo partido Avante

    Crédito: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados Fonte: Agência Câmara de Notícias

  • Eymael pre candidato a Presidencia pelo DC

    Eymael pre candidato a Presidencia pelo DC

    8 de 12Eymael, pré-candidato à Presidência pelo DC; ele já concorreu nas eleições presidenciais em 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018, sempre pelo mesmo partido

  •  

Este conteúdo foi originalmente publicado em Pesquisa Ipespe: sete em cada dez eleitores já decidiram o voto no site CNN Brasil.

You may also like

Deixe um Comentário

Site de notícias do Brasil e do Mundo informação.