Home » Técnico em Eletrotécnica

Técnico em Eletrotécnica

Técnico de Operação Eletrotécnica e o Mercado de Trabalho

por Leonardo

Técnico em Eletrotécnica

Introdução

O Técnico de Operação Eletrotécnica é responsável pela operação elétrica das máquinas e equipamentos, instalações elétricas e automações industriais. Sua atuação se divide em dois campos: sistemas vivos (energizados) e desenergizados.

Descrição

Descreva a atividade do cargo

A operação eletrotécnica é dividida em duas áreas de atuação: a operação elétrica e a operação de energia. A primeira se refere à parte onde há maquinários, motores e sistemas que necessitam do controle do operador para serem regulados. Já a segunda, encontra-se nas instalações onde existe um serviço que consome energia elétrica para alimentar as fontes primárias (lâmpadas).

Tecnico em Eletrotecnica

Tecnico em Eletrotecnica

A função de um técnico em operação eletrotécnica é orientar o usuário no manuseio dos equipamentos existentes na área de sua responsabilidade. Ele tem como principal missão garantir a extensa vida útil dos equipamentos na unidade industrial, assim como manter um bom nível de segurança no ambiente; fazer reparos conforme necessidade; instalar novos equipamentos quando for necessário; realizar o monitoramento desses equipamentos; identificar problemas operacionais e informar adequadamente à chefia imediata sobre o ocorrido; controlar fluxo de produtividade nos setores afetados pela intervenção da equipe técnica; definir metas quantitativas da equipe técnica que lhe estiver subordinada quanto à produção/consumo mensal desses recursos tecnológicos que possuem impacto direto.

Trata-se da Certificação Técnica por Competência de um profissional que planeja e executa atividades de operação elétrica em sistemas de potência, de acordo com os procedimentos normalizados da empresa ou organização para a qual presta serviços, usando equipamentos apropriados. Desenvolve prescrições relativas à operação de sistemas de potencia e instalações elétricas, aplica critérios técnicos para a avaliação dos riscos existentes e redução dos impactos negativos causados pelo seu trabalho, zelando pela prevenção dos riscos ambientais. Seus trabalhos são executados, prioritariamente, em sistemas vivos (sistemas elétricos energizados).

Campo de Atuação

Industrias e edifícios

Equipamentos e instalações elétricas

Instalações de telecomunicações e de automação, incluindo comando e monitorização caso necessário.

Industrias e Edifícios

Industrias e Edifícios: Escolas, Hospitais, Hotéis, Aeroportos, Estações de trem e metrô.

Conclusão

A técnico de operação elétrica é um profissional que gerencia as atividades de operação elétrica em sistemas de potência, de acordo com os procedimentos normalizados da organização para a qual presta serviços, usando equipamentos apropriados.

Leia Também

Engenheiro Civil

Entenda um pouco mais sobre a profissão de engenharia civil

Você também pode gostar

Deixe um Comentário