Início Saúde indica 3ª dose da vacina contra Covid para adolescentes de 12 a 17 anos

Saúde indica 3ª dose da vacina contra Covid para adolescentes de 12 a 17 anos

por Leonardo Monteiro
0 comentário
Covid saude adolescentes vacina

O Ministério da Saúde divulgou nesta sexta-feira (27) uma nota técnica (nº 35/2022) na qual recomenda a aplicação da dose de reforço [3ª dose] da vacina da Covid-19 para adolescentes de 12 a 17 anos.

Segundo o texto, no atual momento, “enfatiza-se a importância da vacinação completa uma vez que existe uma tendência a redução da efetividade das vacinas contra a Covid-19 com o passar do tempo, e por isso, deve-se utilizar os imunizantes disponíveis no país para garantir doses de reforço para todos os indivíduos elegíveis.”

A indicação da Saúde é para que a dose de reforço seja aplicada quatro meses após a segunda injeção — com a vacina da Pfizer preferencialmente. Caso não haja disponibilidade, o imunizante da Coronavac poderá ser usado.

Leia mais

  • STF forma maioria para vacinação de adolescentes ser decidida por estados

     

  • Casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave seguem em elevação entre crianças e adolescentes

     

  • Pfizer afirma que vacina contra Covid-19 é eficaz a longo prazo em adolescentes

     

De acordo com a pasta, a escolha do imunizante mais adequado para o reforço deve ser baseada em critérios imunológicos, eventos adversos, disponibilidade do imunizante e cenário epidemiológico.

Nos adolescentes imunocomprometidos, apenas a vacina da Pfizer deve ser utilizada. Jovens gestantes ou puérperas no momento da vacinação, devem receber como dose de reforço o imunizante Pfizer como prioridade, e como alternativa a Coronavac.

A decisão levou em consideração a “observação de segurança de países que recomendaram a dose de reforço para a população nesta faixa etária, bem como o cenário epidemiológico em relação aos casos de Covid-19, além das evidências demonstrando redução da resposta protetora do esquema de 2 doses para a variante Ômicron“, diz o texo.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Saúde indica 3ª dose da vacina contra Covid para adolescentes de 12 a 17 anos no site CNN Brasil.

You may also like

Deixe um Comentário

Site de notícias do Brasil e do Mundo informação.