Antes de começar a partida um dos times invictos do Novo Basquete Brasil estava em quadra e ele não era o Flamengo.
A equipe Rubro-Negra vinha de uma derrota dolorida e merecida para o Paulistano, na casa do adversário, em jogo que a equipe de São Paulo soube anular os principais pontos do Flamengo.
Como no basquete tudo muda o tempo todo durante o jogo, imagine como uma semana de treino para poder aparar as arestas.
Vamos ao Jogo: FlaBasquete x Minas Storm. (Primeiro período)
O Flamengo entrou em quadra com Yago Mateus, Brandon Robinson, Rafael Mineiro na posição 3, Olivinha e JP Batista. Já o Minas Tênis Clube começou com Alexey, Gui Santos, Miller, Johnson Jr e Renan Santos.
O Minas começou em uma corrida de 5 pontos enquanto o Mengão marcou pela primeira vez com Olivinha. Depois disso só deu a equipe mineira com um começo arrasador fazendo incríveis 12 a 02 para o desespero ou alegria daqueles que curtem uma corneta.
O técnico Gustavo de Conti pediu tempo e daí vocês podem imaginar a bronca para todos os lados que saiu deste tempo, principalmente para defesa que estava desajustada consequentemente a facilidade que jogadores do Minas pontuavam e recuperavam os rebotes.
Tempo pedido na hora certa, equipe de volta a quadra muito mais ligada. O Mais querido voltou para uma corrida de 13 pontos fazendo assim o técnico Leonardo Costa parar o jogo.
FlaBasquete e Minas Storm nos proporcionou algo fantástico, a volta do argentino Franco Balbi.
Faltando 3 minutos e 15 segundos para o término do primeiro período, um momento fantástico para todos que amamos basquete, e principalmente nós torcedores do Flamengo. A volta do nosso mago Franco Balbi.
A volta acabou sendo algo até simbólico, pois a contusão do alienígena foi justamente em uma partida contra o Minas Tênis Clube, pela Champions League da temporada passada.
Após o tempo pedido por Gustavinho e algumas peças mudadas, o Mengão terminou a frente no placar fazendo 23 a 14.
Só para não deixar passar batido a partida estava 02 a 12 quando Gustavinho pediu tempo e terminou em 23 a 14, uma corrida de 21 a 02 para o Flamengo.
Segundo Período. FlaBasquete x Minas Storm. Franco Balbi voltava para começar o período.
O Flamengo voltou para este quarto com Yago e Balbi dividindo a armação, Dar Tucker, Túlio Da Silva e Vitor Faverani.
No primeiro período houve um equilíbrio entre os pontuadores com Rafael Mineiro sendo o que mais pontuou com 5 pontos em 5 tentados. Já no segundo Robinson começava a mostrar todo ser arsenal.
O momento mais importante foi aos 03:34 quando Franco Balbi marcou seus primeiros pontos pós contusão.
O Minas até tentou equilibrar mas deu Flamengo por 22 x 16 no período com Brandon Robinson fazendo 08 pontos.
Terceiro período e um massacre Rubro-Negro. FlaBasquete 31 x 16 Minas Storm
O segundo tempo começou logo com uma bola de 03 de Túlio da Silva. O Minas bem que tentava sair da arapuca mas o Flamengo jogava de forma irresistível.
A defesa pressionava de forma alta, Da Silva abusado no melhor sentido da palavra, indo para cima. Dar Tucker mostrando toda sua força e habilidade e Rafael Mineiro fazendo defensivamente e de forma ofensiva uma partida de almanaque.
Mesmo com 30 pontos de frente o Orgulho da Nação lutava por cada bola, se jogava no chão, não aceitava de forma alguma perder uma disputa e a torcida correspondia na arquibancada.
Túlio Da Silva foi o maior pontuador do Mengão no período com 06 pontos em 06 tentados ao lado de Dar Tucker também com 06 pontos.
Último Período e o Golpe de misericórdia.
O Minas até voltou tentando diminuir o placar e fazendo 09 x 02 no começo do quarto, mas Rafael Mineiro continuava monstruoso na partida, com aquelas jogadas que não aparecem muito mas são fundamentais para o andamento da equipe, e outras jogadas que apareciam demais até mesmo para os mais leigos em relação a basquete.
Primeiro um toco espetacular em cima da jovem promessa Gui Santos, logo na jogada seguinte um drible desconcertante para cima do próprio Gui resultando em mais 02 pontos. E na sequência rebote ofensivo, ponto e uma vibração contagiante.
Rafael Mineira em mais uma atuação espetacular // Foto: Site NBB
Faltando pouco mais de 02 minutos para o fim da partida Matheus Leoni não só entrou em quadra como em bela jogada marcou seus primeiros pontos na partida. Rafael Rachel e Fábian Sahdi também entraram em quadra para ajudarem a sacramentar um 32 a 17 no período. 99 a 63 no placar final.
Franco Balbi concede entrevista para a TV Cultura no final da partida.
No final da partida perguntado como o argentino se sentia ao poder enfim colocar os pés dentro de quadra, o Mago respondeu o quanto se sentia feliz com a oportunidade. Agradeceu a familiares e a namorada pela paciência. A toda estrutura que o Flamengo disponibilizou para volta dele, assim como o cuidado e carinho de todos inclusive do instituto CUIDAR.
Balbi agradeceu também a Rodrigo Leonardo que não esta mais no clube, mas o quanto ele foi importante dando oportunidade ao mago treinar com os garotos das categorias de base (os Crias da Gávea), e ao Fred Santos pelo cuidado quando o jogador voltou a treinar com bola.
A vitória em si já foi gigantesca, com a volta de Franco Balbi ainda mais gigante.
O cestinha da partida foi Johnson JR no Minas com 24 pontos, porém só ele ultrapassou o digito duplo na equipe Mineira, já no Flamengo 06 jogadores terminaram com 10 pontos ou mais.
Brandon Robinson com 19 pontos e ainda 08 rebotes terminando a partida com 25 em eficiência.
Brandon Robinson vem crescendo a cada jogo com a camisa do Mengão. 19 pontos e 25 em eficiência. // Foto: Site NBB
Dar Tucker com 18 pontos; Túlio Da Silva com 13 pontos e 06 rebotes; Rafael Mineiro com 12 pontos; Olivinha com 11 pontos e Yago Mateus com 10 pontos.
O Flamengo só volta a jogar no dia 02 de Dezembro mais uma vez no Maracanãzinho contra o Rio Claro as 20:00.
O NBB dará uma pausa para data FIBA, pois campeonato decente que zela pelo espetáculo faz isso quando a seleção do seu país joga.
Sobre a partida, o FlaBasquete jogou de forma muito agressiva tanto atacando, quanto defendendo.
O técnico Gustavo de Conti, mostrou que aos poucos vai conhecendo as características de cada jogador e em qual momento e onde cada um renderá melhor.
O time ainda está em começo de temporada então as oscilações são normais e assim que tem que ser, pois uma equipe que alcança o auge antes da hora, tende a cair de ritmo também no tempo não desejado.
Alguns jogadores ainda estão a baixo do que podem jogar, e isso é natural. Temos uma comissão técnica competente que saberá dosar o tempo para que cada um chegue em seu melhor na hora certa.
E destacando a festa da torcida que já apareceu em maior número mas com potencial de colocar ainda mais gente no ginásio. Mas hoje já foi bonito de se acompanhar.
Redação Rubro-Negra, o projeto feito de torcedores, para torcedores.